terça-feira, 29 de outubro de 2019

ORÇAMENTO, SERÁ QUE É IMPORTANTE?



Venho observando em meus grupos de artesanato que muitas queixas se devem a falta de controle financeiro. Outro dia uma das amigas comentou que já conseguiu até aumentar as vendas, mas não sabe onde vai parar o dinheiro.

Pensando um pouco sobre o assunto, resolvi compartilhar umas dicas que aprendi, e alertar que é de suma importância aprender a fazer orçamento no nosso negócio.

Geralmente quando decidimos comprar um equipamento ou um eletrodoméstico, consultamos várias lojas, pedimos vários orçamentos e só depois nos decidimos qual será o melhor, tanto em valor quanto em qualidade.  O mesmo conceito devemos aplicar ao nosso negócio.

Aqui no Blog tem um outro post sobre Inventário, se ainda não leu, passa lá que vai ajudar a entender a questão do orçamento.

Quando recebemos um pedido, precisamos fazer um orçamento para fornecer ao cliente e para que o mesmo possa decidir se aceita ou não nossa proposta, da mesma forma, precisamos fazer um orçamento para termos o controle de como vamos desenvolver esse projeto que está sendo solicitado.

Para quem já possui material em estoque, ler o post do Inventário, o orçamento é necessário para atualizar os preços dos materiais, e verificar a necessidade de reposição de matéria prima que esteja acabando, portanto se faz necessário uma "provisão" de compra.

Planejar seu orçamento mensalmente, ou trimestralmente, dependendo de como é o andamento de seu ateliê, ajuda a verificar como está seu "fluxo de caixa", ou seja, é possível fazer uma programação de quanto de capital será necessário para repor seu estoque.

Mensalmente temos gastos que não podem ser adiados, aluguel, água, luz, internet, impostos, etc., fazer um planejamento orçamentário, te facilita programar também sua produção e participação em feiras, bazares e programar fontes alternativas de ganhos para manter seu ateliê funcionando.

Quando estamos iniciando no negócio, é fácil perder o foco, nesse momento ainda misturamos nossos ganhos e gastos pessoais com as contas de nosso ateliê, o que é um erro muito perigoso, pois a medida que o negócio vai crescendo, se não aprendemos a separar e administrar corretamente, teremos problemas financeiros graves dos dois lados.

Numa pesquisa recente, li que 80% dos novos negócios que são abertos, fecham em menos de 01 ano, geralmente porque falta boa administração e aplicação de regras básicas, como controle de orçamento financeiro, controle de estoque e acompanhamento do desenvolvimento do seu negócio, fazendo as adaptações necessárias a cada etapa que supera e novas metas que alcança.

Tenha um caderno de anotações, ou faça planilhas, o que for melhor para você, crie controles e anote tudo o que acontece no seu ateliê, não esqueça de nada, mantenha o hábito de todo final de dia, revisar suas anotações e avaliar como foi seu dia de trabalho, assim sempre terá um mapa dos acontecimentos e poderá ir aprimorando seus controles.

Então, vamos aprender a fazer orçamento e controlar a vida financeira de nosso negócio a fim de não perder nosso rico e trabalhado dinheirinho.

Temos um post explicando como fazer um formulário de começar seu planejamento financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita, deixe seu comentário.