terça-feira, 7 de abril de 2020

TELEFONE - VOCÊ TEM MEDO DE USAR

Muitas vezes nos deparamos com situações que nos parece tão simples, porém nos apavoram. Nas empresas em que trabalhei, em várias ocasiões notei que atender ao telefone ou fazer uma ligação poder ser muito difícil, a voz treme, o som não sai, ou se fala alto demais, ou baixo demais, muito devagar, ou muito rápido.

Para muitas pessoas pode parecer bobagem o que descrevi acima, mas acreditem, não é. Presenciei colegas que se ressentiam por imaginar a voz distorcida ao telefone, estridente ou irritante, sem contar que por ficarem nervosos e preocupados com as questões de voz, acarretavam dificuldades para entabular diálogos, não conseguiam ter clareza e se comunicar ao telefone.

Nesse momento de confinamento, a transição do ambiente de escritório se deu inesperadamente e a necessidade de contatos telefônicos se fazem mais necessárias, lives e reuniões agora são por vídeo chamadas. Embora se considere que no trabalho em home office a descontração e as conversas possam ser mais tranquilas, a que se considerar o cuidado com o vocabulário e a clareza nas negociações. Contratos podem ser fechados, reuniões marcadas, palestras e assim por diante.

Felizmente na atualidade se pode contar com a ajuda de cursos com fonoaudiólogos, terapeutas, e outros profissionais que auxiliam na melhoria do uso das cordas vocais, não só ao telefone, mas em outras atividades, como palestras, seminários e reuniões.

O dia a dia na rotina de trabalho nos traz também a experiência para, aos poucos, se aprender a lidar com as várias situações que se apresentam, e em muitas ocasiões necessitam de resposta rápida e eficiente.

Abaixo tem um vídeo onde compartilho uma situação que vivenciei com uma colega e falo um pouco de minha própria experiência profissional.

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