sexta-feira, 5 de junho de 2020

PRECIFICAÇÃO AINDA GERA DÚVIDAS

Conversando no meu grupo de whatsapp surgiram dúvidas sobre essa questão de como calcular o preço de uma peça artesanal, como fazer um orçamento correto para apresentar para um cliente.

Apesar de inúmeros cursos e vídeos já existirem, colegas que trabalham com artesanato sempre fazem essa pergunta de como colocar preço e dar orçamento. 

No mundo do artesanato muitas pessoas não tem formação acadêmica, as vezes são pessoas já com certa idade e tem dificuldades com cálculos, relatórios e pesquisas na internet e trabalham com artesanato mas tem dificuldade de fornecer orçamento e acabam perdendo dinheiro na venda de seu trabalho.

A base para se fazer um orçamento é saber que materiais serão necessário para se produzir a peça, quantidade, preço, quanto tempo será necessário para a produção e que recursos serão utilizados, mão de obra, ferramentas e assim por diante.

Muitos artesãos esquecem de considerar por exemplo o custo das horas de trabalho, ou não levam em conta os custos de água, luz, internet, telefone, que quando se trabalha em casa, são aumentados quando você precisa adequar suas instalações para melhorar seu ambiente de trabalho.

Todos os detalhes precisam ser considerados e existem contas que precisam ser feitas para cada etapa do processo de produção, se deve ainda fazer uma pesquisa de mercado para saber como a peça que você ira fazer está sendo vendida.

Importante prestar atenção que os valores que você obterá na pesquisa não são o que você deverá aplicar em sua produção, mas servirão de referência para que você se posicione e até tenha argumentos para explicar o seu valor ao seu cliente.

A boa comunicação, mostrar o processo de produção, a qualidade dos materiais e justificar o seu preço é importante para que seu cliente não se sinta lesado ou compare seu produto com outros que já tenha pesquisado, assim quando escolhe você para produzir o que ele deseja, fará por confiar e acreditar no seu trabalho.

A seguir assista um vídeo que fiz para esclarecer um pouco desse assunto tão delicado que exige toda nossa atenção, e não esqueça, estude, pesquise, só assim seu trabalho será valorizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita, deixe seu comentário.