terça-feira, 19 de novembro de 2019

TRANSFORME SUAS GARRAFAS

Em toda casa com certeza encontraremos uma quantidade enorme de garrafas de vidro, de bebidas a leites, ou outros ingredientes, fato é que, acumulamos garrafas.

Tivemos um evento em nossa igreja e nossa coordenadora precisava de prendas para sortear como brinde para as convidadas, em nossa comunidade contamos com várias artesãs, sempre colaboram com suas peças.

Pensei por um tempo e falei com uma das minhas amigas, vamos pintar garrafas para dar de brinde. minha amiga não é muito fã de pintura, porém na casa dela tinha muitas garrafas muito legais e ela tomou me ajudar.

Passei toda uma tarde e até altas horas da madrugada na casa dessa amiga, e foi maravilhoso, conversamos, trocamos muitas ideias sobre artesanato, tomamos um café muito gostoso e compartilhamos muitas dicas legais e de quebra, fizemos muitas garrafas, e no fim ela que não é fã de pintura se divertiu muito.

Quando levamos as garrafas para serem sorteadas, foi uma delicia, todos amaram as garrafas e por fim ainda estou com muitas que preciso pintar, pois muitas amigas querem mais garrafas para decorar suas casas ou para dar de presente.

As vezes, demoramos para começar um trabalho que nos vem a mente, mas não podemos perder a oportunidade, porque o que você tem para produzir, com certeza tem alguém desejando adquirir.


QUADRO DE AVISOS

Nosso dia tem 24 horas, mas com tantos compromissos, muitas vezes gostaríamos que o número de horas triplicasse.

Nesse post, vou compartilhar uma dica que comecei a usar aqui em casa, meu filho estuda numa escola em período integral, mas também faz vários cursos complementares e eu e meu marido temos nossos compromissos.

Durante um tempo, várias vezes esquecemos da hora, perdemos reuniões da escola, meu filho esqueceu de nos entregar bilhetes importantes para assinar e por ai vai.

Geralmente eu sou muito organizada, até muita chata, pode-se dizer. Infelizmente me vi com problemas de saúde sérios e minha casa literalmente ficou uma bagunça, graças a Deus me recuperei e decidi colocar as coisas em ordem e, assistindo vários vídeos sobre organização, planejamento, e estratégias de organização da casa, decidi fazer um quadro de avisos.

Fui pesquisar para comprar, mas achei o preço elevado e como sou artesã, pensei, porque não eu mesma fazer meu quadro. Fui as compras, uma folha de cortiça que já vem no tamanho ideal, fácil de encontrar na Kalunga e, com um precinho camarada, uma folha de papel cartão, que é um pouco maior que a cortiça, fita dupla face e pronto, já dá pra fazer um quadro muito legal, pendurar na parede e se organizar,

Um tempo atrás fiz um post falando sobre um quadro, estava aprendendo usar novos materiais, mas como agora uma amiga também precisava de ajuda, resolvi gravar um vídeo ensinando fazer essa peça tão útil para nos ajudar em casa ou no ateliê, ou onde você precisar colocar uma ordem.

Ai vão algumas fotos e o vídeo, faça o seu e se organize.

 

VELA DE NATAL - ENFEITE DE PORTA

Pensei em um enfeite de porta diferente, lembrei que tinha esse molde e resolvi adaptar e fazer um enfeite de de vela de natal.

Geralmente nessa época de Natal, surgem muitas guirlandas, papai noel, árvores de natal, mas muitos itens que também representam essa época são pouco explorados.

Com esse molde é possível fazer esse enfeite de porta, mas também dependo do tamanho que você cortar, pode ser um lindo enfeite de árvore.

No canal Criando e Empreendendo, projeto que eu participo, tem um vídeo bem legal onde pode aprender com detalhes essa linda peça.

Você pode usar o molde aqui ou no link do fornecedor que disponibilizou para que eu também usasse.


     

terça-feira, 29 de outubro de 2019

ORÇAMENTO, SERÁ QUE É IMPORTANTE?



Venho observando em meus grupos de artesanato que muitas queixas se devem a falta de controle financeiro. Outro dia uma das amigas comentou que já conseguiu até aumentar as vendas, mas não sabe onde vai parar o dinheiro.

Pensando um pouco sobre o assunto, resolvi compartilhar umas dicas que aprendi, e alertar que é de suma importância aprender a fazer orçamento no nosso negócio.

Geralmente quando decidimos comprar um equipamento ou um eletrodoméstico, consultamos várias lojas, pedimos vários orçamentos e só depois nos decidimos qual será o melhor, tanto em valor quanto em qualidade.  O mesmo conceito devemos aplicar ao nosso negócio.

Aqui no Blog tem um outro post sobre Inventário, se ainda não leu, passa lá que vai ajudar a entender a questão do orçamento.

Quando recebemos um pedido, precisamos fazer um orçamento para fornecer ao cliente e para que o mesmo possa decidir se aceita ou não nossa proposta, da mesma forma, precisamos fazer um orçamento para termos o controle de como vamos desenvolver esse projeto que está sendo solicitado.

Para quem já possui material em estoque, ler o post do Inventário, o orçamento é necessário para atualizar os preços dos materiais, e verificar a necessidade de reposição de matéria prima que esteja acabando, portanto se faz necessário uma "provisão" de compra.

Planejar seu orçamento mensalmente, ou trimestralmente, dependendo de como é o andamento de seu ateliê, ajuda a verificar como está seu "fluxo de caixa", ou seja, é possível fazer uma programação de quanto de capital será necessário para repor seu estoque.

Mensalmente temos gastos que não podem ser adiados, aluguel, água, luz, internet, impostos, etc., fazer um planejamento orçamentário, te facilita programar também sua produção e participação em feiras, bazares e programar fontes alternativas de ganhos para manter seu ateliê funcionando.

Quando estamos iniciando no negócio, é fácil perder o foco, nesse momento ainda misturamos nossos ganhos e gastos pessoais com as contas de nosso ateliê, o que é um erro muito perigoso, pois a medida que o negócio vai crescendo, se não aprendemos a separar e administrar corretamente, teremos problemas financeiros graves dos dois lados.

Numa pesquisa recente, li que 80% dos novos negócios que são abertos, fecham em menos de 01 ano, geralmente porque falta boa administração e aplicação de regras básicas, como controle de orçamento financeiro, controle de estoque e acompanhamento do desenvolvimento do seu negócio, fazendo as adaptações necessárias a cada etapa que supera e novas metas que alcança.

Tenha um caderno de anotações, ou faça planilhas, o que for melhor para você, crie controles e anote tudo o que acontece no seu ateliê, não esqueça de nada, mantenha o hábito de todo final de dia, revisar suas anotações e avaliar como foi seu dia de trabalho, assim sempre terá um mapa dos acontecimentos e poderá ir aprimorando seus controles.

Então, vamos aprender a fazer orçamento e controlar a vida financeira de nosso negócio a fim de não perder nosso rico e trabalhado dinheirinho.

Temos um post explicando como fazer um formulário de começar seu planejamento financeiro.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO

Quando começamos um negócio, surgem muitas dúvidas de como conduzir os acontecimentos para que não termine nosso trabalho já no primeiro instante.

Nessa live, vamos falar um pouco sobre os desafios para quem está começando e compartilhar algumas dicas para iniciar um processo de organização e gerenciamento.

O que parece um drama, muitas vezes só precisa de informação e aplicação de metodologias que nos farão conduzir nosso negócio com calma e ordenadamente.


quinta-feira, 26 de setembro de 2019

REAPROVEITANDO ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO

Alguns anos atrás fiz um porta joia com rolinhos de papel higiênico que aprendi no canal da Irene Sarranheira, ficou muito legal e dei de presente a uma amiga muito querida.

Relembrando aquela ideia decidi fazer um novo modelo, pensei sobre o assunto e simplesmente comecei a montar a peça.

Quando comecei a fazer, não fiz um planejamento, simplesmente fui montando e resolvendo as dificuldades a medida que ia montando tudo, reutilizando vários pedaços de papel e ajustando cada etapa.

Com a peça finalizada, achei que ficou bem legal, passei uma mão de goma laca para dar um toque de envelhecido e usei fita e detalhes em EVA para decorar. Abaixo estão algumas fotos do processo.



terça-feira, 17 de setembro de 2019

PORTA TRECO CAIXINHA DE LEITE

Esses dias tive a curiosidade de pesquisar sobre sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento de materiais, achei um site bem legal com informações bem interessantes, confere lá  o site da Tera.

Gosto muito de trabalhar com material reaproveitável e esse ano a equipe que trabalha com as crianças aqui na igreja que frequento adotou o tema Planeta Sustentável para a escola bíblica de férias e me convidaram para fazer uma oficina com as crianças.

Passamos uma tarde de sábado muito divertida e o que era para ser uma atividade com as crianças, virou um atividade com todos que estavam lá.

Levei várias caixinhas de leite higienizadas e cortadas na medida de 10 cm e uma sacola com vários panfletos de supermercado e fizemos porta treco com a técnica de papietagem, que é a colagem de vários pedacinhos de papel para decorar uma peça.

Depois que colaram os papéis ainda decoramos as caixinhas com pecinhas de EVA que faço com sobras que guardo por aqui e lacinhos que também faço com as sobras de fita, ou seja, tudo pode ser aproveitado, basta usar a criatividade.

Curtam as fotos que tirei de umas peças que fiz, que ficaram muito fofas e depois vão ser usadas para um bazar beneficente.


SOBRAS DE EVA

Quem trabalha com EVA sempre acumula diversos pedaços que sobram depois dos trabalhos, alguns são maiores e podem ser facilmente reaproveitados em outras peças, mas ficam aqueles que são menores e muitas vezes são jogados no lixo.

Já pensou em usar seus furadores artesanais para criar pequenas pecinhas que podem ser usadas para decorar outros artesanatos, ou mesmo outras peças de EVA que você faça ?

Eu faço muitas peças com material de reaproveitamento e para dar um charme e deixar minhas peças mais sofisticadas uso esses pequenos pedaços para valorizar meu artesanato.

Se por acaso você não tem furadores artesanais, ainda assim pode fazer pequenos lacinhos cortados na tesoura para decorar suas peças.

Fiz um vídeo para ajudar a entender o uso desse material, assista e pode dar um novo uso as suas sobras de EVA.





sábado, 31 de agosto de 2019

INVENTÁRIO, ENTENDA A IMPORTÂNCIA


Quem faz artesanato geralmente não consegue entrar numa loja e ver aquele material muito legal, que está em oferta e, mesmo que não está precisando, não resiste a tentação de comprar.

Pois é, se você fizer um levantamento com certeza vai encontrar em algum canto aí materiais comprados faz um bom tempo que estão sem uso, ou muitas vezes surge uma encomenda que não costuma fazer com frequência, mas você lembra que comprou o material, mas onde será que está ????

Resolvi fazer este post para compartilhar algumas dicas que podem te ajudar a organizar seu cantinho e não desperdiçar seu rico dinheirinho em materiais desnecessários ou comprar aqueles que já tem mas você não encontra.

Que tal fazer um "inventário" do seu negócio ?

Vamos entender o que significa um inventário, geralmente quando o ano se encerra e você vai ao centro comercial da sua cidade, várias lojas estão com um aviso na porta "Fechado Para Balanço",

Um organização que encerra suas atividades todo final de ano, precisa se organizar para o ano que vai se iniciar e para isso precisa saber exatamente como está seu estoque, então define uma data e escala funcionários que vão fazer um levantamento minucioso de todos os produtos.

Numa organização grande, pode levar até uma semana para se fazer um bom levantamento, é preciso verificar cada peça, quantidade, estado de conservação e valor. Tudo é anotado e se faz um balanço contábil para a projeção do orçamento do ano que vai iniciar.

Essa mentalidade precisamos adotar com nosso negócio, mesmo que você esteja iniciando, tem poucas encomendas, exatamente nesse momento é muito mais fácil de criar o hábito de anotar todos os detalhes do nosso negócio.

Reserve um caderno, faça uma planilha, o que for melhor para você, comece separando o material, tecidos, linhas, botões, viés, feltro, EVA, papéis, ou seja, os materiais que você tem no seu cantinho.

Separados os materiais, faça uma lista e anote o nome do material e a quantidade que ainda tem, se for possível conte as peças, no caso de botões por exemplo e confira a medida de peças como tecido e feltro, assim seu levantamento será mais preciso.

Quando sua lista estiver pronta, faça uma pesquisa de preço, visite lojas na internet ou vá as lojas físicas na sua cidade, anote todos os preços e anote na sua lista, você vai perceber quanto dinheiro você tem investido em seus materiais.

O mesmo trabalho você pode fazer com seus equipamentos de trabalho, máquina de costura, tesouras, cortador circular, estilete, réguas de patchwork, base de corte, furadores de EVA, ou seja, equipamentos necessários para que faça seu trabalho.

Na lista dos equipamentos além de anotar o nome do equipamento, anote a data que comprou, assim terá uma visão do tempo de uso do seu equipamento, isso porque aqui quando for pesquisar o preço, precisa considerar que o equipamento novo não tem o mesmo valor de um equipamento que já está em uso.

Compreenda, quando você pesquisa o preço de uma máquina de costura nova e uma máquina usada, a diferença é considerável, então precisamos também estar atentos ao tempo de uso de nossos equipamentos, até para avaliar quando é o momento certo de fazer uma troca.

Bom, para começar é isso, tentem fazer um inventário por aí, e me contem como está sendo a experiência.

Modelo de formulário para que você já comece seu inventário e se organize.



Fiz  uma live abordando o assunto, espero que te ajude a compreender a importância da organização.


quinta-feira, 17 de maio de 2018

ORGANIZADOR DE OBJETOS

Como em toda casa, aqui não é diferente, carregadores de celular ficam espalhados e na hora que se precisa ninguém sabe onde está.

Hoje resolvi organizar essa situação, já vi alguns vídeos de amigas artesãs que fizeram ótimos organizadores reaproveitando caixas, pois é decidi fazer uma também e só precisei de uma caixa de congelados que estava ali sobrando.

Faça uma para organizar a bagunça por aí também, é muito fácil, desmonte a caixa que escolher, recorte a parte que vai ficar para cima e monte novamente a caixa com a parte da propaganda para o lado interno.

Se precisar de divisórias, basta medir a altura, comprimento e largura da caixa e cortar umas tiras nas medias de comprimento para uma divisão central e de largura para as demais divisórias, esse passo vai depender do tamanho da caixa que você escolher, a minha era uma caixa pequena, então fiz uma divisória no comprimento e duas na largura.

Vamos ao acabamento, usei papel Color Set 110gr, encapei primeiro as divisórias e depois a caixa, montei as divisórias e coloquei, para finalizar passei uma mão de cola extra forte, assim impermeabiliza e fica mais resistente, decorei com uma fita de cetim e uns detalhes para ficar mais charmosa minha caixa.

Pois é, começamos usar o organizador e percebi que não ficou muito bom, os nichos ficaram pequenos e começou a reclamação que os carregadores não cabiam no organizador.

Pensei por um tempo e resolvi fazer outro organizador um pouco maior, utilizei uma caixa de sabão em pó e para não ficar o cheiro forte que sempre essas caixas deixam, simples é só lavar a caixa e não se preocupe não vai rasgar, essas caixas tem uma película plástica.

Cuidado, não exagere, passe uma água retirando os resíduos de sabão que geralmente ficam no fundo da caixa e deixe secar na sombra para que não fique toda torta e empenada, depois é só fazer uma linda peça de organização.